Você tem medo de tubarões? Apesar de na verdade não serem as máquinas assassinas que a cultura pop costuma pintar (pelo menos para nós, humanos), esses remanescentes do tempo dos dinossauros ainda deixam muita gente com medo do mar.
Mas talvez o mar não seja o único lugar a ter tubarões… quer dizer, isso se a nova espécie de tubarão encontrada conseguir um dia respirar fora d’água.
O tubarão-bambu, da Indonésia, (pertencentes à família Hemiscylliidae da ordem de tubarões Orectolobiformes) é pequeno, com a maior das 8 espécies antes conhecidas medindo em torno de 1,22 m.
A nova espécie, chamada de Hemiscyllium halmahera, mede apenas 70 cm de comprimento. Cada espécie de tubarão-bambu possui uma coloração distinta: um corpo marrom, com até dez grandes pintas escuras e diversas pintas escuras e claras em formas poligonais.
A maior diferença, no entanto, é que ele não nada. Em vez disso, usa o movimento do corpo e suas nadadeiras peitorais e pélvicas para caminhar pela superfície marítima.
Chega até a parecer um lagarto espreitando pelo fundo do mar, prontinho para dar sua mordida fatal. Mas calma! O tubarão-bambu prefere se alimentar de invertebrados e de pequenos peixes que habitam o fundo do mar, então ele não representa uma ameaça para banhistas e mergulhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário