Total de visualizações de página

sábado, 29 de junho de 2013

Desordem e Progresso

É condenável a atitude que grande parte da sociedade desempenha no que diz respeito à preservação do meio ambiente. Apesar dos inúmeros desastres ecológicos que ocorrem com demasiada frequência, a população continua “cega” e o pior é que essa cegueira é por opção.
Não sou especialista no assunto, mas não é preciso que o seja para perceber que o Planeta não anda bem. Tsunamis, terremotos, derretimento de geleiras, entre outros fenômenos, assustam a população terrestre, principalmente nos países desenvolvidos – maiores poluidores do Planeta – seria isso mera coincidência? Ou talvez a mais clara resposta da natureza contra o descaso com o futuro da Terra? Acredito na segunda opção.
Enquanto o homem imbuído de ganância se empenha numa busca frenética pelo progresso, o tempo passa e a situação adquire proporções alarmantes. Onde está o tal desenvolvimento sustentável que é – ou era – primordial? Sabemos que o progresso é inevitável e indispensável para que uma sociedade se desenvolva e atinja o estágio clímax de suas potencialidades, mas vale a pena conquistar esse progresso às custas da destruição da fauna, da flora, da qualidade de vida que a natureza nos proporciona?
Não podemos continuar cegos diante dessa realidade. Somos seres racionais em pleno exercício de nossas faculdades, não temos o direito de nos destruirmos em troca de cédulas com valores monetários que ironicamente estampam espécies animais em seus versos. Progresso e natureza podem, sim, coexistir, mas para isso, é preciso que nós – população terrestre – nos conscientizemos de nossa responsabilidade sobre o lugar que habitamos e ponhamos em prática o que na teoria parece funcionar.
                                   :3

segunda-feira, 24 de junho de 2013

http://www.facebook.com/pages/Submersos-no-Mar/180720408756379?ref=hl
 
                                                 Nossa página no Facebook.
                                  Entrem , comentem  e compartilhem. : )





   
                     Nossos queridinhos do mar
                                   Um pouco mais sobre baleias e animais marinhos:) 


Mamíferos 
As diversas espécies de animais aquáticos se distribuem em mares, oceanos e rios conforme as adaptações de cada espécie para se alimentarem e reproduzirem.
Os mamíferos aquáticos compõem o grupo de animais em que as fêmeas possuem glândulas mamárias e os filhotes de desenvolvem dentro do organismo da mãe. Com a diferença de que estes vivem em ambiente aquático.



Baleias
As baleias assim coco todos os mamíferos, possuem sangue quente e respiram pelos pulmões.
São incrivelmente adaptadas a vida aquática e quando submersas se comunicam através de estalos e assobios.
Alguns estudos sobre as baleias já revelaram como seu comportamento social é desenvolvido. Algumas espécies formam grupos de forte organização social em que se alimentam juntos e protegem os jovens e os doentes.
Acredita-se que exista cerca de 40 espécies de baleias am todo o mundo, porém ainda não é considerado um resultado concreto.

Abaixo, estão algumas das principais espécies e suas características:

Baleia Azul Baleia de Bryde Baleia-Fin 
Baleia-Franca Boreal Baleia Cachalote Orca 

Baleia narval

Nome científico: Monodon monoceros 

Reino: Animalia 
Filo: Chordata
Classe: Mammalia 
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti Família: Monodontidae
Género: Monodon
Espécie: M. monoceros
Outros Nomes
Baleia-unicórnio

Distribuição
O narval só habita as águas frias junto ao Círculo Polar Ártico, acima dos 70º Norte de latitude, ou seja, a Norte da Islândia. Ocasionalmente, foram registadas presenças destes animais noutros pontos da costa europeia, e mesmo no Mar Mediterrâneo, mas ao contrário do que é habitual, eram animais solitários, provavelmente perdidos, já que normalmente vivem em grupos que têm entre 5 e 10 elementos.

Alimentação
A base da dieta do narval são peixes e cefalópodes, que procura em águas muito profundas, já que estes animais atingem com muita facilidade profundidades superiores a 1000 metros.

Estado de conservação
Não existem dados concretos para se classificar o seu estado de conservação, estando contudo a ser feito um levantamento do número de animais para classificar rapidamente esta espécie, como forma de a proteger, se for caso disso.

Gestação e maturidade sexual
A maturidade sexual do narval ocorre entre os 48 e os 72 meses, para ambos os sexos.
A gestação desta espécie dura em média 13 meses, podendo ir até aos 15, findos os quais nasce normalmente apenas um cria. Porém, não é raro ocorrer uma gravidez múltipla e nascerem dois bebés.

Tamanho
Os narvais medem entre 4,00 e 4,80 metros, sendo as fêmeas geralmente um pouco mais pequenas que os machos. O chifre dos machos, em espiral, pode atingir metade do comprimento total do animal, e em média em 2/1000 casos existem 2 chifres.
Um macho desta espécie pode atingir, em adulto, os 1600 kg. Já as fêmeas raramente ultrapassam os 1200 kg.

Longevidade
Estima-se que a esperança de vida desta espécie seja superior a 50 anos.


             


Crustáceos 
Os crustáceos são animais artrópodes que possuem uma crosta protegendo o corpo em sua maioria animais aquáticos e de respiração branquial. São de grande importância a cadeia alimentar, pois servem de alimento aos peixes e outros animais maiores. Seu corpo é divido em: cabeça com dois olhos, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas; e o abdome. A parte interna do seu corpo é constituída por aparelho digestivo, câmara cardíaca, aparelho circulatório, aparelho excretor, aparelho respiratório, sistema nervoso e órgãos sensitivos.
Os crustáceos são divididos em dois grupos:

Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.

Isópodes - apresentam numerosas patas e todas semelhantes. 
O principal representante desse grupo é o Tatuí.




Moluscos


Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres.
Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.
O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como: 

Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. As conchas servem como abrigo e esconderijo em situações de perigo. Alguns gastrópodes não possuem conchas e utilizam outros mecanismos de defesa como eliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos.
Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas. 




Bivalves – Estes possuem o corpo formado por uma concha de duas partes chamadas de valvas. Este grupo é formado unicamente de animais aquáticos e vivem nos mares ou em água doce. Não apresentam cabeça, mas possuem boca.
Os bivalves são chamados de animais filtradores, pois retiram da água as partículas de alimento e o oxigênio que circula em suas brânquias. 
São representados por mexilhões e ostras.




Cefalópodes – A característica principal desses animais é a de possuir os pés na cabeça. Seus pés são modificados em tentáculos. A concha do cefalópodes podem ser internas, externas ou podem não apresentar conchas. Esses animais só se reproduzem uma vez na vida e morrem logo após a reprodução.
São representados por lulas, polvos, nautilus e argonautas.




Peixe jacaré

Alligator gar possui uma linha dupla de grandes dentes no maxilar superior. Seu nome deriva do jacaré, devido a aparência destes dentes, juntamente com focinho alongado do peixe. A superfície dorsal da Alligator gar tem uma cor marrom ou verde-oliva , enquanto a superfície ventral tende a ser mais leves.
Aligator gar (nome vulgar peixe-jacaré)
Uma característica anatômica interessante deste peixe, é que sua bexiga de flutuabilidade está diretamente ligada à sua garganta, dando-lhe a capacidade de tirar do ar acima da água. Por esta razão, Alligator gar são frequentemente encontrados perto da superfície de um corpo de água.









Piranha


A piranha é um animal incrível sendo o único peixe carnívoro que caça em bando. Uma de suas nadadeiras é mole. A piranha é um peixe pequeno e fino, do tamanho da mão de um ser humano, pesando cerca de 5,0 kg. Para uma piranha viver em aquário precisa ter apenas uma espécie desse peixe e espaço livre para ela nadar. É um peixe de água doce que vive nos rios, principalmente da Amazônia.Para os boiadeiros atravessar um rio precisam sacrificar um boi, distraindo as piranhas para que eles passem em segurança, dando sentido à expressão "boi de piranha".
Seus antepassados já existiam na pré-história.
As piranhas são peixes carnívoros de água doce muito ágeis, capazes de destruir um pedaço de carne em segundos. Isto porque possuem dentes extremamente afiados, o que facilita triturar sua presa rapidamente. São peixes predadores que se alimentam de outros pequenos peixes,moluscoscrustáceosrépteis (filhotes de sucuri), carcaças deixadas por animais maiores como as ariranha e qualquer animal que caia dentro d’água onde elas habitam. São capazes de notar uma gota de sangue em 200 litros de água e percebem as vibrações dos animais feridos facilmente.
Classificação científica
Piranha
ReinoAnimalia
FiloChordata
ClasseActinopterygii
OrdemCharaciformes
FamíliaCharacidae
SubfamíliaSerrasalminae
A palavra “piranha” é derivada da linguagem dos índios Tupis, nativos do Brasil. Ela é a junção da palavra tupi pira, ou “peixe” e ranha, que significa “dente”.
O peixe piranha pertence a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae. A maioria pesa cerca de250 gramas e atingem um comprimento aproximado de 25 centímetros. Caracterizam-se por serem peixes de corpo chato em forma de disco, cabeça achatada frontalmente, boca rasgada para região posterior da cabeça e semi aberta deixando visíveis seus dentes triangulares, laminares e aguçados, cuja função é a de cortar e dilacerar. As cores e formas das barbatanasvariam em cada espécie. A piranha vermelha (Pygocentrus nattereri) é a espécie mais agressiva. Isto porque suas mandíbulas são mais fortes e os seus dentes mais acentuados. A próxima espécie mais agressiva é a piranha negra (Serrasalmus rhombeus), que geralmente é maior que a espécie anterior.Estes peixes costumam atacar suas presas em grupos, mas também caçam por perseguição ativa ou por emboscada. Em grupo, conseguem devorar um animal de grande porte, como uma vaca, em segundos. O motivo pelo qual as piranhas conseguem devorar com tanta rapidez é pelo seguinte fato de que elas não mastigam, e quando atacam em grupo, cada piranha arranca um pedaço e se revezam continuamente.
Grande parte destes peixes vive em cardumes e habitam os rios e lagos da América do Sul, principalmente na região da Amazônia, Guiana, Venezuela, Argentina, Peru e Suriname. Assim como todos os predadores, as piranhas são importantes para o equilíbrio ecológico do ambiente. Atuam positivamente na limpeza das águas, pois devoram carcaças que, de outra forma, apodreceriam nos rios.
As tribos indígenas da Amazônia utilizam-se dos dentes afiados das piranhas, para confecção de pontas de flechas. Por se um peixe que está sempre à procura de carne, seja de peixe ou qualquer outro animal, a piranha é muito fácil de ser capturada. Pescadores, quando querem capturar piranhas, colocam pedaços de carne com sangue na água, que é o principal atrativo para elas.
É um peixe que tem a mordida com a força da mordida de um Bulldog e seus dentes são afiados e triangulares, por isso seus dentes cortam as linhas dos pescadores.










Peixe lua

Nome: Peixe-lua
Nome Científico: Mola mola (Linnaeus, 1758)
Família: Molidae
Grupo: Peixes Ósseos
Classe: Peixes

Tamanho: 201-400 cm.

O peixe-lua é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir mais de 3 metros de comprimento, mais de quatro de altura e pesa mais de duas toneladas!
O modo como nada, com movimentos sincronizados das barbatanas dorsal e anal é bastante diferente dos outros peixes. Apresenta um comportamento bastante peculiar, deita-se de lado, à superfície, para apanhar banhos de sol (daí o nome ocean sunfish, em inglês). As explicações para este comportamento são várias, nomeadamente, regular a temperatura corporal e atrair aves para o descontamina-lo .
O peixe-lua destaca-se por transportar uma impressionante carga de parasitas. Até à data a comunidade científica identificou cerca de 50 espécies diferentes, entre parasitas internos e externos!
As fêmeas produzem até 300 milhões de ovos de cada vez, que são libertados para a água e fecundados pelos machos. As larvas passam por três estágios de desenvolvimento em que o peixe perde a barbatana caudal e ganha uma série de espinhos conspícuos.
Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, estes peixes são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca. Como consequência as populações poderão estar em declínio.







                                 Grandalhões-6 

A MAIOR LAGOSTA DO MUNDO




Na costa do estado de Maine, nos Estados Unidos, foi capturada uma lagosta do tamanho de uma criança de 3 anos e que pesava quase 13 quilos.


                                  Grandalhões- 5

ESTRELA-DO-MAR



Nome científico: Evasterias Echinosomo
Onde vive: Pacífico Norte
Classe: Asteroida
Possuem o corpo liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes contendo 5 pontas ocas, chamadas braços. O corpo das estrelas-do-mar contém simetria pentarradiada (5 lados iguais).



                   Grandalhões- 4

    Lula Colossal 

 Nome científico: Mesonychoteuthis Hamiltoni
Onde vive: Antártida
Classe: Cephalopoda
A maior espécie de lula existente. Sendo descoberta apenas em 1925.
É rara elas serem vistas, pois vivem a mais de 2.200 metros de profundidade.
Curiosidades:
- Considerado o maior invertebrado do planeta.
- Em 2007 pescadores neozelandeses capturaram a maior lula colossal de até então, com 495kg e 4,5 metros.

                                        

peixe-robô para detectar poluição

Cientistas britânicos criam peixe-robô para detectar poluição




Um peixe-robô desenvolvido por cientistas britânicos deve ser lançado em 2010 no mar do norte da Espanha para detectar poluição. Se o teste dos primeiros cinco peixes-robôs no porto de Gijon, norte da Espanha, for bem sucedido, a equipe espera que eles sejam utilizados em rios, lagos e oceanos ao redor do mundo.

                                                           foto de peixe robôtico
Foto: Reuters

Os robôs em formato de carpa, que custam 20 mil libras (cerca de US$ 29 mil) a unidade e medem 1,5 metro de comprimento, imitam o movimento de peixes reais e são equipados com sensores químicos para descobrir potenciais poluentes perigosos, como vazamentos de embarcações ou oleodutos submersos. 

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1051263-6174,00-CIENTISTAS+BRITANICOS+CRIAM+PEIXEROBO+PARA+DETECTAR+POLUICAO.html

domingo, 23 de junho de 2013

Grandalhões 3

   
                                                       Grandalhões 3



      Quem disse que aqui no Submersos no Mar não tem lugar para gigantes da história?  Pois é, ninguém, por isto mesmo resolvemos postar sobre o Gryposuchus Croizat, este foi um dos grandalhões do mar na época do mioceno, ele possuía em torno de 1.750 kg e 10 metros de altura.
      Ele fazia parte dos crocodilomorfos que são os atuais crocodilos, jacarés e gaviais. Ele era um dos maiores do grupo e por isso mereceu um post para ele aqui na série dos Grandalhões.


       

       

sábado, 22 de junho de 2013

Baleia Jubarte


 Baleia jubarte 



      Ela é grande, bonita e...... rara? Sim amigos, esta é uma baleia rara de ser avistada, e o único motivo é a caça. Durante o século XX, pelo menos DUZENTAS MIL baleias foram capturadas. E ainda existem países que as caçam. Segue abaixo a lista deles: 
  •          Japão
  •          Russia
  •          Islândia 
  •          Noruega 
  •          E ainda existem países cuja uma parte da população as caça como o Canadá e a Sibéria 






Conscientização


                          Os mais belos corais do mundo 

      Com tantas belezas para se observar no mundo precisamos ir olhando algumas, por isto, selecionamos alguns do mais belos corais do MUNDO para você admirar.






Crustáceos

O que são crustáceos?

A palavra “Crustáceos” pode soar como uma palavra longa para você, mas este grupo de animais inclui alguns muito familiares.Caranguejos, lagostas, lagosta, camarão e cracas são todos os crustáceos. Os crustáceos todos pertencem a um grupo maior de animais, chamado de artrópodes, que também inclui insetos, aranhas e escorpiões



Onde vivem os crustáceos?

A maioria deles vive no mar ou de água doce. Alguns deles são capazes de viver em terra, tais como caranguejos de eremita que algumas pessoas mantém como animais de estimação em um aquário!Crustáceos têm uma casca dura para proteger-se contra seu inimigo. Normalmente, seu corpo é dividido em duas partes, uma cabeça e um abdômen. Eles têm antenas que eles usam para sentir o mundo em torno deles, encontrar comida ou evitar o perigo. O abdômen inclui o coração, o sistema digestivo e o sistema reprodutivo. Eles têm pernas fortes para rastreamento e natação. Muitos crustáceos usa suas garras que ajudá-los a comer.




Que tipos de crustáceos existem?



  • Existem cerca de 900 tipos de BranchiopodsEstes tendem a ser muito pequena – eles se parecem com pequenos Camarões. Eles podem sobreviver em ambientes que outros animais não podem, como um lago quase secos-out. Os famosos “mar-macacos” mantiveram como animais de estimação são Branchiopods.
  • Os 17 tipos de Remipedes são cegos e passam o tempo a natação de cabeça para baixo em suas costas no fundo do mar. Eles têm uma cabeça muito complicada, com um tronco longo e dentes afiados. Muito pouco se sabe sobre eles.
  • Os Camarões em forma de ferradura são pequenas criaturas que vivem no lodo no fundo do mar. Eles comem por sentado ainda e whooshing água e Lama em suas bocas, esperando que algo gostoso vai ser lavado em. Os cientistas chamam deCephalocarida.
  • Maxillopods tem um pequeno corpo e pernas em comparação com a sua cabeça.A mais extrema é as cracas, que manter-se permanentemente a qualquer superfície subaquática conveniente.
  • Há 13000 espécies vivas de camarão de sementes. Estes pequenos crustáceos compõem parte do que chamamos de plâncton, então são alimento importante para muitos animais marinhos. Outros vivem em, ou no fundo do mar ou mesmo em solo úmido florestas!
  • O último grupo (cientistas chamam style = “font-style: italic;”> Malacostraca) contém tudo a mais conhecida (e todos os maiores) crustáceos. Existem
    • O pequeno Leptostraca (o nome significa “thin shell”) ao vivo durante todo os oceanos.
    • O Mantis Camarões não são Camarões, mas olha como eles. Há cerca de 400 espécies diferentes, a maior pode crescer ao longo de um pé longo (30 cm). Eles têm garras muito poderosas e às vezes são chamados de “thumb divisores” ou “assassinos de camarão”.
    • Isópodos, pillbugs, caranguejos, lagostas, Camarões e camarão que todos pertencem ao terceira e última subclasse de Malacostraca. Muitos destes são comidos por seres humanos. Todos os crustáceos maiores pertencem a este grupo


  • Qual é o  maior crustáceo do mundo?

    O crustáceo maior do mundo é o Caranguejo-aranhaEle pode pesar até 20 kg (45 lb).Se ele se estende suas pernas, podem atingir até 4 metros (13 pés) de ponta a ponta!Ele obtém seu nome porque suas pernas longas lembram as pessoas de uma enorme Aranha.
    Por outro lado, o Lagosta americana (embora menor) pesa mais do que o japonês spider crab. Ele pode em massa até ao pesa até a 22 kg (48 lb) e medida quase 1,2 metros (1. 3 jardas).
    O caranguejo-aranha e a lagosta americanos vivem no mar. O caranguejo de coco,Birgus latro, não é apenas o maior crustáceo terra-vida, é a maior artrópodes terrestres e o maior invertebrado de terras de todos! Ele tem um corpo que medem até 40 cm de comprimento (16 polegadas) e pesa até 4 kg (8. 8). Suas pernas podem abranger 1 m (39 polegadas). Ele recebe o nome de sua comida favorita.
    Os crustáceos de água doce maior é o camarão gigante de fadas, Branchinecta gigas , que tem um comprimento de corpo de 15 cm (6 polegadas). Barnacle maior é o gigante Barnacle bolota, Balanus nubilis, atingindo 7 cm (2,8 polegadas) de diâmetro e 12,7 cm (5) alta. O maior crustáceo que 
    permanece em uma caverna é a espécie Godzillius robustus. É 4. 5 cm de comprimento.





                                  Grandalhões 2 




       Pescada a maior arraia do mundo

   Há poucos dias foram divulgadas imagens surpreendentes de uma arraia gigante que apareceu em mar próximo da Nigéria. Capturada por um navio pertencente a uma plataforma de petróleo, o pessoal  aproveitou a oportunidade para ser fotografado com o animal.
      A arraia, também chamado de "diabo do mar" é a maior entre as 500 diferentes espécies conhecidas até hoje e pode atingir uma envergadura de quase 2 metros e pesar mais de duas toneladas .
      Entretanto, pesquisas recentes mencionaram a descoberta de novas espécies que podem ser de 2 a 3 metros a mais do que é conhecido. A arraia é um dos animais marinhos mais inofensivos e pacífico.
      Esta arraia foi vendida aos pescadores da região por apenas 24 euros. Uma quantia muito pequena para um animal tão fascinante.




                                  Grandalhões 


    Juba-de- Leão: A maior água viva do mundo.
               
  Cyanea capillata tem 2 metros de diâmetro, mas seus tentáculos atingem 30 metros, a altura de um prédio de dez andares. Ela pode até assustar pelo tamanho, mas não é a água-viva mais perigosa. Apesar disso a queimadura da Água-viva-juba-de-leão causa dor extrema e grandes chances de uma parada respiratória (imagina então a mais perigosa?). Esses tentáculos atuam como uma rede de pesca, ferroando e paralisando quaisquer animais miúdos que os toquem.

   Em um dos contos de Sherlock Holmes (o famoso personagem criado por Sir Arthur Conan Doyle), que pode ser encontrado no livro "A Juba de Leão e outras histórias", essa água-viva é o "misterioso assassino" do conto que quase termina sem solução, isso se não fosse pelo variado conhecimento de Holmes que incluía um pouco de biologia.

         


Encontrada nas águas profundas do Atlantico Norte, essa água-viva não é fatal aos seres humanos a não ser que a pessoa tenha algum problema cardiaco, ai pode ser fatal!


A caça

                         A CAÇA ÀS BALEIAS

                                   Iguaria culinária e tradição milenar, a carne de baleia
                                 alimenta uma polêmica caçada nas água da Antártida. 




                                                             1 BARCOS À PROCURA
  Desde 1987, em nome da ciência, o japão mata baleias no oceano Austral, o pedaço de água que cerca a Antártida.                                                  
    A caçada tem inicio no verão, em outubro, com um barco de observação que procura as presas, se informando por rádio com navios que já estão na região. Localizadas as vitimas, eles avisam os arpoadores, e a matança começa.
                               2 FABRICAS EM ALTO MAR                 
   
    A baleia, morta, é puxada para perto do arpoador e fica presa no navio até ser  passada      para a maior embarcação da frota, o navio-fábrica.                               
   Essa transferência  precisa acontecer em três dias                                
 senão a carne estraga. Depois, o processo dentro                                                                              da " fábrica " é rápido: o bicho é retalhado e embalado. Algumas partes são usadas na pesquisa cientifica do Japão.          
O FUTURO                                                 
 Mesmo com a pressão internacionalA baleia, morta, é puxada para perto do                                             
         pelo fim da matança e a falta de interesse 
        dos japoneses pela carne, a tendencia é 
                que prática continue. " Não acho que 
                        haverá um fim para a caça.", disse 
                           Yoshimasa Hayashi, ministro da Agricultura do japão.
                         
                     







                                            A CAÇA AOS CAÇADORES

        Ameaçadas de sumir do mapa, as baleias são protegidas pela Sea Shepherd. 
                Veja como os ativistas atacam os japoneses:
                  
     1 Caçando briga                            
 Desde 2002, os ativistas da Sea Shepherd                                                     
        tentam impedir o trabalho dos japoneses. Mas encontrar os baleeiros não é fácil: a busca acontece num pedaço de água gigante, equivalente a três vezes o Brasil. Nesta caça aos caçadores, os ativistas pesquisam por rádio e pela internet. Quando encontram algum barco da frota inimiga, inciam a batalha.                                                                                                          
      2 Táticas preliminares
         Algumas estratégias são mais protocolares: por exemplo, avisar por rádio que a caça ás baleias é ilegal, que os japoneses devem parar e voltar para casa. Também podem ser mais simbólicas: a ONG já mandou dois ativistas entregarem uma carta no barco dos japoneses. Por fim podem ser mais violentas.                                                                                                                                                                                                                                                                                      


       O RESULTADO 
             " Os baleeiros conseguem  matar cada vez menos".
    conta Wendell Estol, diretor da Sea Shepherd no Brasil.
   " Neste ano, eles começaram a caçar mais tarde e saíram 
   da Antártida mais cedo." Os números desta temporada ainda não
  foram confirmados, mas a tendência nos último anos é de queda.








                                        As Vítmas 
   Os numeros da temporada deste ano ainda não foram  
  divulgados, mas, no ano anterior, os japoneses mataram 540 
  baleias no oceano Austral:

  •                392 Baleias-de-Minke 9t
  •                50  Baleias-de-Bryde 16-18 t
  •                96 Baleias-Sei 20-25 t 
  •                1 Cachalote 45t 
  •                1 Baleias-Fin  15-75 t